Castração





                                                     
  • A castração, ou esterilização, pode    ser indicada para:
reduzir riscos de problemas de saúde tratamentos
diminuir ou extinguir comportamentos indesejáveis
evitar o aparecimento de novas ninhadas


A castração em fêmeas: Comportamento:


A cadela tem alterações comportamentais por ocasião do cio, sendo a mais comum a pseudociese (gravidez psicológica). As cadelas que foram esterilizadas não entram no cio, portanto não têm este problema. Fêmeas castradas com temperamento dominante podem ter a dominância exacerbada em função da castração.


Saúde :

A castração em fêmeas é muito mais benéfica para a saúde do que em machos. A cirurgia feita antes do primeiro cio praticamente elimina a possibilidade de tumores de mama (os mais comuns em cadelas). Feita em qualquer idade, a cirurgia elimina a possibilidade de problemas uterinos (entre eles a piometra) e elimina a chance de problemas de parto ou gestação.

A castração em machos :
Comportamento :

Quando se trata de um animal doméstico, os instintos resultantes dos hormônios sexuais podem provocar padrões comportamentais indesejáveis, como urinar pelos cantos, ou montar, além de episódios de agressividade por exemplo. Para o cachorro, surge um "cruel" desejo de copular que é frustrado, pela impossibilidade de encontrar fêmeas no cio a toda hora. No cão, esse desejo não é psicológico, mas provocado por hormônios sexuais. Quando não há mais hormônios sexuais, o cão fica mais feliz, pois pode encontrar na sua rotina a satisfação de todas as suas necessidades básicas, como se alimentar, ficarem junto ao dono, exercitar-se, dormir, brincar... Portanto eu discordo da absoluta maioria das pessoas, que acha que castrar um cachorro é a maior sacanagem... Pelo contrário, muito pelo contrário!

Alguns estudos mostram que a testosterona tem influência na agressividade. Segundo eles, animais com níveis deste hormônio mais altos são mais agressivos. De forma geral, os machos mordem mais do que as fêmeas, provavelmente por causa da 

Testosterona. Os machos inteiros podem morder quando estão excitados sexualmente e são impedidos de montar. Da mesma forma, quando o macho é castrado (tem seus testículos, produtores da testosterona, retirados cirurgicamente) sua agressividade diminui. A castração não retira o instinto de defesa do território, sendo que o cachorro castrado continua sendo um bom guarda da propriedade onde mora.