Cavalos

Relato... 21/08/2013
Hoje a tarde Gilmara.Ke Eu fomos no residencial 2000 para ajudar este Burrinho seu dono procurou a Dr:Karen R. pois seu burrinho tinha levados uma surra de outros cavalo e machucou a pata traze ira.A Dr: Karen pediu seu eu poderia levar o animal ate o Hospital Veterinário para examinar.
Só que meus amigo seu dono não tem recurso para pagar o tratamento do animal,Este senhor que e Velhinho cuida muito bem dos seus animais.Então amigos como ele se preocupou e pediu ajuda nos também pedimos se vc puder ajudar.Ele precisa pagar dois Raí -X


Relato...
Hoje 27/06/2013
Os cavalos retirado das ruas ontem(26/06/2013) hoje os proprietário compareceram na Secretária de Meio Ambiente para retirar seu cavalos.Os dono dos animais fora notificado e orientado a manter os cavalos em um local seguro.Os cavalos foram Microchipados e devolvido,causo encontremos os mesmo em vias publica os cavalos será doados




Relato 

Dia 18/03/2013 a SPAG recebeu uma denúncia que esta égua estava a dias doente Gilmara,Grazy e eu encontremos a égua com muita DOR ,perguntamos pro dono da égua se ele tinha chamando o veterinário(a) para ver.e o proprietário falou que não que ele mesmo teria feito alguns medicamento.Nos vendo que o animal estava com muita DOR ligamos para Dr: Karen Regina Lemos,se ela podia nos ajudar,e como sempre a DR: Karen nos socorreu foi ate o local e examinou e vendo que a égua estava com muita dor nas Patas medicou,e recomendou que o proprietário levasse a mesma para o hospital veterinário pra que ela pudesse cuidar da égua ate ela ficar bem.Obrigado Dr: Karen Regina Lemos por ajudar os quatro patas e nos ajudar saiba que nos amamos muito vc.

Relato 
Hoje 02/01/2013as 09h00min Estavam dois burros amarrado no canteiro da AV: Manoel Ribas,eles foram recolhido. E esperando o proprietário para dar esclarecimento. Obrigado Fernanda e Vilmar da segredaria de agricultura pelo apoio


Relato 

Dia 28/07/2012 carroceiro foi parado pelas voluntárias SPAG Pois o Cavalo estava muito fraco foi chamado apólice e feito um BO onde o proprietário não poderá trabalhar com o cavalo ate ele ficar bom .A voluntária Gilmara e Katrin foram ate a casa de proprietário pra saber como estava os outro animais 


Relato:Dia 26/06/2012 
Este cavalo teve a grande sorte de encontrar as protetoras, pois caso o contraria em alguns dias poderias estar morto por falta de cuidados especiais!
Este cavalo foi encontrado pela voluntaria da Spag Juliane Martins no dia 23/06/2012, a qual ficou indignada e pediu auxilio para a protetora Rosmery Cordova.

 As protetoras localizaram o dono do eqüino conversaram com ele, pois nas condições em que se encontrava não podia continuar trabalhando. Mesmo com a orientação que as protetoras deram para o dono do cavalo, no dia seguinte estava sendo utilizado para fazer mudança.

 Mas Juliane e Rosmery chegaram quando a carroça estava carregada, se deparando com essa situação foram no mesmo momento retirando toda a mudança da carroça e colocaram no carro da Rosmery transportando até o local desejado. Mais uma conversa tentando conscientizar o proprietário e salvar o cavalo.

Segunda feira dia 25/06/2012 sabendo da situação do cavalo e sabendo que o proprietário não tem condições de bancar o tratamento, a Spag entrou em contato com o Dognei para a retirada do cavalo para tratamento, já providenciando consulta no Hospital Veterinário do Cdteg com a professora Karem agendado para as 9 horas da manha de terça-feira.

 Esse eqüino foi transportado para o Hospital Veterinário e atendido com muito amor e carinho pela professora de veterinária Karen R.Lemos e sua equipe, esta internado para melhor recuperação, quando receber alta vai para o Haras da protetora Rosmery, sabemos que sua recuperação é lenta, mas ela ficara bem em alguns meses.

Karen.R.Lemos
Queremos agradecer a advogada e protetora Rosmery Cordova por emprestar seu veiculo para transportar o cavalo.Apoio do Dognei Canil Municipal de Guarapuava.



RELATO DE UM CAVALO DOENTE!
Na manha do dia 31/05/2012 recebi uma ligação de uma protetora da SPAG ( Sociedade de  Proteção aos Animais  de Guarapuava) Pedindo auxilio, para ver a situação de um cavalo que segundo uma ligação que recebeu estava muito debilitado.
A protetora da SPAG Gilmara Kluber e eu’ fomos até o local, ao chegarmos lá nos deparamos com uma sena muito triste, o cavalo estava caído na chuva, a mais de 24 horas.
A primeira impressão nossa era que pelas condições que se encontrava não seria possível salva-lo. Mesmo assim fomos à procura de um veterinário para atender o mais breve possível.
 Perguntemos para o caseiro: 
- Como que o cavalo chegou naquela situação?
Segundo ele no dia 29/05/2012 ele teria comprado por R$50,00 porque ficou com dó do animal, pegou porque estava muito debilitado achando que conseguiria recuperar ele, dando uma alimentação de farelo e deixando sem trabalhar, não imaginava que o caso de saúde dele era tão grave.
Conhecendo um pouco da historia, entremos em contato com a presidente da Spag Graziela Cordova, para ligar para um veterinário que pudesse nos ajudar, pois não estávamos conseguindo localizar nenhum no momento.
Até que conseguimos contato com o veterinário Ricardo Boeses que sem demora nos atendeu, examinando, passando os medicamentos e nos orientou que se esses medicamentos não tivessem efeitos não teria mais o que fazer para salvar a vida dele.
A Spag comprou todos os medicamentos sem demora, pois cada minuto que se passava complicava se muito mais a situação de saúde do animal.
O veterinário Ricardo Boeses medicou o cavalo esperou os medicamentos fazerem efeito e começou as tentativas para por ele em pé, foram varias tentativas, mas mesmo assim o veterinário não desistia mesmo na chuva com muita lama que tornava mais difícil, então depois de horas o cavalo teve forças para levantar. Foi uma alegria total!
Foi transportado para um lugar seguro, para poder se reabilitar.

Segundo Dr. Ricardo Boeses esse eqüino tem a gengiva maior do que os dentes, impossibilitando a alimentação, mesmo em local com pastos ele não consegue se alimentar podendo morrer de fome.
Após sua reabilitação vai passar por uma cirurgia reparadora para ter uma vida normal.

Quero agradecer a este excelente Veterinário Ricardo Boeses, que não mediu forças para salvar a vida desse animal, mesmo na chuva e lama lutou bravamente pela vida!
 Veja como foi essa luta a favor a vida! No vídeo abaixo!
Ass: dognei


Parabéns a SPAG que mesmo com pouquíssimas condições financeiras, compraram os medicamentos!
A SPAG precisa de doações para que este trabalho não pare de ser feito!
Para doações:
Caixa Econômica Federal
Conta poupança nº 217604-0
Ag. 0389
operação 013


Caso do cavalo resgatado pela SURG quinta feira (17-05-2012)

O cavalo resgatado na última quinta feira, conforme foi noticiado neste blog, acabou sendo ponto de partida para a revelação de um quadro bem mais grave do que parecia inicialmente. Como podemos lembrar, o cavalo foi submetido à eutanásia (sacrifício) devido à gravidade de seus ferimentos. O proprietário do animal foi notificado sobre este caso, e também sobre um outro cavalo de sua propriedade que apresentava sinais de maus-tratos. Como este proprietário não aceitou as recomendações da Sociedade de Proteção aos Animais (SPAG), houve a necessidade de recorrer às forças policiais. Assim sendo, na sexta-feira(18/05) por volta das 19 horas, a SPAG Força Verde, realizou a intervenção legal na casa deste proprietário. Nesta ocasião os interventores se surpreenderam com aquilo que encontraram. Não só o cavalo, mas também 7 cães, 3 pássaros, coelhos, peles de animais    
caçados e armadilha de caça, foram encontrados pelos agentes da Força Verde. Além disto, a residência deste proprietário apresentava uma imundice total, e isto pode ser observado pelas fotos registradas no local. Os cães estavam presos em correntes ou cordas muito curtas, apresentavam ferimentos, doenças de pele e visível desnutrição. Os pássaros apreendidos pertencem à fauna silvestre da região e estavam em pequenas gaiolas sob condições precárias de higiene. A avaliação dos problemas de saúde dos cães e do cavalo foi realizada pela veterinária Dra. Sheila Prado que acompanhou o trabalho de intervenção. O resultado final desta intervenção foi a apreensão do outro cavalo (na realidade uma fêmea), dos 7 cães e dos 3 pássaros silvestres. 

O proprietário foi encaminhado ao Fórum para registrar o boletim de ocorrência e responderá por crime de maus-tratos e também por crime ambiental. Agora o cavalo e os cães estão sob tratamento veterinário e encontram-se sob a responsabilidade da SPAG. Os pássaros ficaram sob a custódia da Polícia Ambiental.
Agradecemos os policiais Cabo Emanoel, soldado kinkoski, soldado Ângelo, e aos voluntários da SPAG : Presidente Graziela Cordova, Sólon Hemersom, Sólon Gabriel, Gilmara Kluber, Julio kluber, Tatiana de Paula,E advogados representantes SPAG Dr. Tatiane Spitzner e DR:Rafael Do Prado
Ass:dognei
Agora em local com água e comida 



 Na tarde de hoje (17/05/2012)
    As voluntárias e participantes da diretoria da SPAG Gilmara Kluber e Tatiana de Paula, estiveram no Canil Municipal para fazer uma visita aos animais do abrigo.
As 15horas aproximadamente o veiculo a serviço da SURG chegou até o canil com uma Égua que aparentava morta na caçamba a qual ainda estava viva.
 Segundo os Veterinários Ana Cecília Messas e Ricardo Boeses estava desnutrida aparecendo os ossos, anêmica sem chance de sobreviver com feridas provocadas por cachorros por todo o corpo (mordidas). Sendo assim o veterinário realizou a eutanásia acabando com o sofrimento, pois não existiam chances de sobreviver, pois fazia quatro dias que ela estava caída no local sem forças para se levantar. Acompanharam juntamente com mais integrantes da SPAG todos os procedimentos. Saindo do canil foram atrás do dono da égua localizaram seu endereço, solicitaram o apoio do Canil Municipal para auxiliar, Chegando ao local encontram mais uma égua aparentemente prenha, magra, e outros animais na casa, orientaram a colocar água fresca e soltar o animal que estava com a corrente enfocando.
  Notificaram como se manda a lei. Semana que vem retornaram para avaliar o caso e tomar as medidas necessárias, se persisti os maus-tratos.

Ver video abaixo  
Apoio: Policia Militar e Canil Municipal pelo apoio.

                                                                             

RELATO:
 RELATO:
Na manhã de sábado do dia 24 de março de 2012, fomos ver uma denúncia sobre um cavalo. Segundo denunciante, esse cavalo já foi atropelado alguns meses atrás, sendo atendido pelo Hospital Veterinário do CEDETEG – UNICENTRO pela professora Karen. Nessa situação por causa do acidente o mesmo acabou perdendo um dos olhos. Logo após ele foi devolvido para o proprietário. Uma pessoa passando em frente à casa do proprietário notou que o cavalo não estava sendo cuidado como deveria ser, ligou denunciando para SPAG (Sociedade de Proteção aos Animais de Guarapuava), que pediu auxilio para o Canil Municipal. Chegando ao local constatamos que a denuncia procedia, pegamos o cavalo com autorização da proprietária e o levamos para o Hospital Veterinário – CEDETEG/UNICENTRO, sendo atendido pela professora, onde ficará em recuperação por tempo indeterminado.  
Apoio: CIA das fechaduras, SPAG e Prefeitura Municipal.
Agradecimento: Jorge Oberdan de Oliveira.


RELATO: 

Na última sexta-feira (02/03), um cavalo levou golpes de facão do proprietário de um lavacar no bairro Boqueirão. Segundo o denunciante, o cavalo estava preso no terreno do seu dono que ao voltar para casa verificou que seu animal havia escapado. O eqüino avistou um pé de couve e por instinto foi comer, o dono do lavacar ficou bravo, pegou seu facão e o golpeou três vezes.  
Hoje dia 05 de março de 2012, por volta das 09h da manhã, chegou essa denuncia à Sociedade Protetora dos Animais (SPAG), a qual pediu apoio à Secretaria da Agricultura e Polícia Força Verde para assistir a ocorrência.
Chegando ao local não encontramos o suspeito do delito. Pegamos o cavalo e o levamos para procedimentos necessários na Clinica Escola Veterinário do CEDETEG – UNICENTRO.
O cavalo foi levado, logo após, até a chácara da voluntária e advogada (Rosmery Terezinha Córdova), onde ficará em repouso por 10 dias, e depois será devolvido ao proprietário. A presidente da SPAG, Rosamaria Borges Vieira Feracin, já tomou as devidas medidas para que o responsável do delito responda perante a justiça pelo ato praticado.
Agradecemos a Secretaria da Agricultura, a Força Verde, ao voluntário Jorge Oberdan de Oliveira, a voluntária Rosmery Terezinha Córdova, a SPAG e a denunciante Carla Grokoski.







Relato

Hoje dia 25 de fevereiro de 2012, foi nos solicitado dar apoio a Sociedade Protetora dos Animais de Guarapuava (SPAG), para verificar denuncia de maus tratos a cavalos em nossa cidade. Ao todo foram verificadas três denúncias. Dessas, duas famílias foram notificadas e orientadas sobre procedimentos corretos de cuidados dos animais.
A terceira família infelizmente não cuidava direito dos cavalos (uma fêmea e um filhote). A presidente da SPAG, Rosamaria, verificou que a égua estava amamentando e estava muito fraca, mesmo assim, estava carregando uma carroça bem pesada. Rosamaria solicitou a presença da polícia militar e tomou as medidas legais para recolhimento dos animais como a lei determina. O proprietário dos animais recolhidos foi levado ao fórum da nossa cidade para responder sobre maus tratos aos animais. Os cavalos recolhidos foram levados a um abrigo do município e lá ficarão até segunda ordem.
Apoio Prefeitura Municipal e Polícia Militar.

 Relato dia 27/09/2011
Pegamos o Burro famoso
Por várias vezes este burro foi motivo de atenção, pois sempre estava andado na rua 15 de novembro mais nunca deu certo de pegar. Após uma ligação
Do secretário Milton R.J. Que tinha um cavalo na rua, nos dirimos até o lugar. Era o burro que estava sendo procurado. Desta vez foi capturado, transportado e estamos esperando o proprietário para explicar  porque este animal estava na rua.






                                         RESGATE
    Dia 26/09/2011
Capturado Cavalo que esta na praça da Santa Cruz o mesmo não era micro - chipado



Foi micro-chipado no local. E o proprietário notificado e orientado a manter o cavalo.

Em lugar seguro .

  

RELATOS DE RESGATES
Na noite desta sexta feira 23/09/2011 recebi uma ligação da senhora Zélia me comunicando que haveria um cavalo andado na Rua 15 de novembro próximo ao chafariz.

Fui à procura do cavalo e com êxito.

O mesmo perambulou pelas ruas do centro de Guarapuava localizei na AV Manoel Ribas nas proximidades do Quartel. O animal foi capturado e transportado para um lugar seguro. O proprietário vai ser localizado, notificado segundo a lei do município e terá que dar explicação, pois o cavalo já foi visto várias vezes andado nas ruas de Guarapuava. 



                                                         

Nos últimos 30 dias foram retirados 9 cavalos das ruas!

RELATOS DE RESGATES
Resgate de um Cavalo:
Um senhor levava um cavalo, debilitado, velho e muito fraco, ao ver a cena Dra. Rosmery ficou com dó do animal e resolveu comprá-lo. O cavalo foi levado para o hospital veterinário do CEDETEG para recuperação da saúde. O cavalo tem aproximadamente 15 anos.
A professora e veterinária Dra. Karen R.L medicou e mandou fazer exames necessários. Após o cuidado o animal foi levado para a chácara da Dra. Rosmery onde ficará melhor.
Agradecemos a professora e veterinária Dra. Karen R.L.  que tratou com muito amor e carinho o animal.



                                            
                                  
Resgate de cavalos na Santa Cruz
No dia 24 de agosto às 10h45min nos dirigimos ao bairro Santa Cruz para verificar uma denúncia: havia cavalos na praça em frente a Unicentro.
Ao verificar se os animais eram micro-chipado, encontramos um que já estava em nosso cadastro.
Procuramos o dono dos cavalos e o orientamos a mantê-los em local fechado. O outro cavalo que não era micro-chipado recebeu o chipe. O trabalho foi realizado no local pela veterinária Dra. Fernanda e seu assistente Dr. Jackson .


Resgate de cavalos no bairro Pérola do Oeste 
Os animais foram capturados pela nossa equipe, verificando se eram cadastrados percebemos que um deles não era chipado.
Pelo chipe foi encontrado o proprietário do  cavalo. Este nos ajudou a encontrar o dono do segundo cavalo. Os dois foram notificados e orientados a não deixar mais os animais soltos. O cavalo que não era cadastrado recebeu o chipe no local.


         



       

Resgate de cavalos no centro

Os cavalos estavam andando na rua Brigadeiro Rocha, próximo a Lagoa das Lágrimas.
Entraram em uma residência. O dono da residência ligou para a secretaria de agricultura para retirá-los do local. 
A equipe foi até o lugar e verificou que eram três cavalos. Porém não eram micro-chipados.

Os animais foram levados. E micro-chipados pelos funcionários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.




      
Em muitos casos os cavalos são usados para tracionarem carroças que recolhem o chamado lixo reaproveitável.
A maioria desses animais são mal alimentados, mal ferrados, não recebem quaisquer atendimentos veterinários, sendo obrigados a trabalhar além de suas forças, mesmo doentes e famintos.
São maltratados com carga excessiva, horários exaustivos de trabalho. Algum praticamente não tem repouso e, quando fraquejam, são açoitados, inclusive com instrumentos e em locais deliberadamente escolhidos para causar grande dor. Animal não tem nenhuma qualidade de vida. Não há vacinação, exames e outras coisas.
No trânsito, são conduzidos por vias de grande movimento, em horários de pico, sujeito  acidentes, quase sempre fatais. Muitas vezes são conduzidos por menores em flagrante desobediência às leis de trânsito e à legislação de proteção à infância e adolescência.
Saiba mais clik aqui: Cavalos  carroças

Algumas  das principais  doenças equinas


(1)  Anemia infecciosa
(2) Brucelose
(3) Carbúnculo Hemático
(4) Carbúnculo Sintomático
 (5) Cólica do cavalo
(6) Distomatose
(7) Encefalite infeccios
(8) Garrotilho
(9) Habronemose
(10) Influenza Eqüina ou Gripe
(11) Lamite
(12) Leptospirose
(13) Mormo
(14) Poliatrite dos potros
(15) Raiva
(16) Tétano